Gamificação (ou, em inglês, gamification) tornou-se uma das apostas da educação no século 21. Usar elementos dos jogos de forma interativa, intuitiva a engajar os alunos(as) para atingir um objetivo. Na educação, o potencial da gamificação é imenso: ela funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema. Por isso o Prof. Roberto de Geografia resolveu gamificar as aulas atividades.
Segundo parecer homologado, as aulas remotas em todas as redes de ensino devem durar enquanto as condições sanitárias locais trouxerem riscos à segurança
OMinistério da Educação (MEC)homologou nesta quinta-feira (10) a resolução doConselho Nacional de Educação, e o ensino online nas escolas públicas e particularesestá autorizado até o fim dapandemia.
O parecer prevê que as aulas remotas devem durar enquanto as condições sanitárias locais trouxerem riscos à segurança. O documento inclui todas as redes de ensino, em caráter excepcional, e se estende às universidades, mesmo o MEC já tendo autorizado o retorno presencial em março do ano que vem.
Com isso, as aulas remotas contarão como carga horária durante a pandemia. A regra anterior permitia essa equiparação até o dia 31 de dezembro de 2020, mas o parecer homologado retirou a data limite.
Ministério da Educação (MEC) lança aplicativogratuito para reforçar alfabetização
Aplicativo desenvolve habilidades relacionadas aos sons da linguagem e ajuda a aprender a ler.
Graphogame é uma ferramenta utilizada com sucesso em vários países no apoio à preparação para a alfabetização e ao processo de alfabetização formal de crianças entre 4 e 9 anos de idade.
Para apoiar as famílias e os educadores na alfabetização das crianças em tempos de isolamento social, o MEC, por meio da Secretaria de Alfabetização ( Sealf ). O aplicativo Graphogame. O projeto foi realizado em parceria com o Instituto de Cérebro (InsCer) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
O GraphoGame é um jogo educacional com um ambiente virtual para a aprendizagem de habilidades fonológicas voltado para crianças de 4 a 9 anos.
Desenvolvido pela empresa finlandesa, Grapho Learn, o aplicativo desenvolve habilidades relacionadas aos sons da linguagem e ajuda a aprender a ler. Surgiu, inicialmente, como uma ferramenta de apoio para crianças com dificuldades de leitura.
O software está presente em mais de 30 países de todo o mundo, tendo já sido adaptado para mais de 25 línguas. Evidências científicas mostram que o aplicativo é efetivo, principalmente, quando utilizado pela criança sob supervisão e com o engajamento de um adulto. Por isso, a participação de pais, professores, diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e gestores de redes educacionais é muito importante.
Para apoiar pais e educadores, o MEC disponibiliza um Manual de Uso do Graphogame, que explica como baixar o aplicativo e como configurar as funcionalidades. O jogo poderá ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais da Apple, Google e Windows. Uma vez instalado, o jogo funciona sem precisar de conexão com a internet.